APRAXIA DE FALA NA INFÂNCIA: VOCÊ SABE O QUE É?
- facefono
- 25 de mai. de 2021
- 3 min de leitura
No mês de maio, mais precisamente no dia 14, temos o dia alusivo a CONSCIENTIZAÇÃO DA APRAXIA DA FALA NA INFÂNCIA. Mas a que se refere?

A Apraxia de Fala na Infância (AFI) é um distúrbio neurológico que afeta a produção motora dos sons da fala, no qual a precisão e a consistência dos movimentos necessários à fala estão alterados, na ausência de déficits neuromusculares.
Para que uma criança comece a falar, ela precisa ordenar os sons e as sílabas por meio de uma sequência de movimentos motores coordenados pelos lábios, língua, mandíbula e palato mole, ou seja, o cérebro comunica aos músculos o tempo dos movimentos para que as palavras sejam produzidas com precisão e clareza. Esse processo ocorre de forma instintiva na medida em que a criança começa a falar.
A criança que tem a AFI recebe de forma incorreta informações do cérebro para planejar e executar essas ações, o que reduz a capacidade de produzir clara e corretamente as sílabas e as palavras. São crianças que têm o raciocínio preservado, pensam no que querem comunicar, mas não conseguem converter esse pensamento em palavras. É como se a comunicação entre o cérebro e a boca fosse interrompida.
Existem vários graus de AFI. Nos casos mais leves, a criança consegue falar, mas troca sons e atrapalha-se na medida em que aumenta o número de sílabas e palavras. Já nos casos mais graves, ela não é capaz de falar.
A Apraxia de Fala na Infância pode ser de origem desconhecida, surgindo espontaneamente, ou ainda vir associada a distúrbios neurológicos conhecidos, infecções ou traumas durante a gestação ou após o nascimento e pode ainda ocorrer secundariamente em crianças com transtornos do neurodesenvolvimento ou questões genéticas como o autismo, a Síndrome de Down ou a Síndrome do X-Frágil, por exemplo.
Confira alguns sintomas da Apraxia da Fala na Infância:
A criança fala a mesma palavra de diferentes maneiras quando é solicitada a repeti-la várias vezes.
Faz pausas inadequadas entre os sons e as sílabas.
Quando bebês, são muito quietos, silenciosos ou com pouco balbucio.
Têm boa compreensão, mas grande dificuldade para expressar-se.
Possuem perda de palavras ou sons anteriormente produzidos.
São crianças dispersas que não olham olho no olho ou se mostram indiferentes a várias situações.
Apresentam dificuldade para imitar expressões faciais e imitar sons.
Apontam hipersensibilidade na região oral, têm dificuldade para mastigar alimentos com certas consistências, texturas ou mostram problema para escovar os dentes.
Apresentam uma coordenação motora global afetada. São crianças desorganizadas, desajeitadas na forma de andar, correr ou pular. E ainda têm problema na coordenação motora fina.
Quando passam por problemas emocionais ao tentar falar e não conseguir, tornam-se agressivas, irritadas, frustradas, tímidas e com baixa autoestima.
Existe tratamento? Tem cura?
Apraxia possui diferentes níveis de gravidade e, também, está relacionada a diferentes causas, podendo ser uma manifestação única ou uma condição dentro de um quadro mais amplo de dificuldades que a criança apresenta.
A maioria das crianças irá desenvolver a fala inteligível e vai seguir sua vida e seu ritmo de desenvolvimento normalmente. No entanto, para aquelas com Apraxia severa, isso pode não ocorrer de forma plena. Nestes casos, precisamos sempre considerar o uso da comunicação alternativa (lembrando que jamais o uso da comunicação alternativa irá inibir a fala). O importante é que todas, quando recebem o tratamento adequado, apresentem ganhos nesse sentido.
Para o tratamento ter melhor desempenho, é preciso observar a idade da criança, a severidade do distúrbio, a existência de outras comorbidades, o comportamento e a motivação da criança, assim como a abordagem terapêutica utilizada e, principalmente, ter o envolvimento da família, da escola etc.
Quanto mais cedo for o diagnóstico, com o suporte da família e de toda a comunidade, mais rápido o tratamento será direcionado à criança que, com certeza, terá progresso na habilidade de falar.
Lembre-se!! Nem toda criança que apresenta dificuldade no desenvolvimento da fala tem ou terá Apraxia de Fala na Infância. Os motivos para esse atraso podem ser diversos. O fonoaudiólogo, com experiência na área, é o profissional qualificado para dar este diagnóstico.
Fontes: www.abrapraxia.com.br
Guia Prático de Conscientização da Apraxia de Fala na Infância
Comments