MEU FILHO NÃO FALA!! SERÁ QUE ELE TEM AUTISMO?
- facefono
- 26 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de ago. de 2020
"Meu filho (a) tem 2 anos e ainda não fala!" Essa é sem dúvida a pergunta que mais ouço aqui no consultório. E junto com ela vem à próxima: Será que ele (a) tem autismo?

O atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem pode ocorrer por vários motivos, que podem ir desde problemas auditivos, neurológicos, genéticos, autismo, entre outros. Pode ocorrer também, da criança não apresentar nenhum problema orgânico que justifique esse atraso e aí nossa atenção se volta aos aspectos ambientais e aos estímulos que são oferecidos à criança.
Quando falamos em atraso de fala, podemos estar diante de um caso de atraso ou de desvio de fala. É necessária essa diferenciação pois faz toda a diferença no planejamento terapêutico da criança.
O Atraso da Fala é quando a criança não atinge a quantidade e a qualidade de palavras esperada para a idade que a criança tem. Isso pode acontecer por diversos motivos, que vão desde uma dificuldade na audição, atraso de linguagem, passando por alterações do neurodesenvolvimento, como as deficiências intelectuais e o próprio autismo.
O Desvio da Fala ocorre quando não é possível compreender o que a criança está querendo dizer. Aqui se encontram os Desvios Fonológicos (quando a criança troca um fonema por outro, por exemplo: “bola” por “pola” ); a Apraxia de fala (que ocorre quando a criança sabe o que quer dizer, mas seu cérebro falha ao planejar a sequência de movimentos para produzir os sons), entre outros.
É muito comum as famílias chegarem ao consultório muito preocupadas com estes sinais, perguntando: “meu filho (a) é autista?” Mas não dá para saber de imediato se a criança é autista (TEA) ou não. É necessária uma avaliação minuciosa e multidisciplinar para chegar ao diagnóstico de Autismo e traçar um plano de intervenção adequado para essa criança. E o quanto antes melhor, pois sabemos que a intervenção precoce em casos de TEA faz toda a diferença na qualidade de vida do autista.
Então o que você deve fazer? Em primeiro lugar, evite comparar o seu filho com o priminho, filho do vizinho, coleguinha da escola. Cada criança se desenvolve no seu tempo, isso não quer dizer ficar “esperando” a criança falar, pois existem os marcos do desenvolvimento que nos dão uma média de idade em que a criança deve adquirir uma determinada habilidade, por exemplo, o início da fala.
Com um ano de vida a criança já começa a falar as primeiras palavrinhas. Com um ano e seis meses ela já consegue falar mais de dez palavras além de pedir as coisas usando uma frase de uma palavra. Aos dois anos, a criança já tem um vocabulário com mais de 200 palavras e consegue formar frases com duas ou três palavras. Com três anos já é possível entender tudo o que ela fala, apesar de poder apresentar algumas trocas. Com quatro, a criança inventa estórias, compreende regras de jogos simples. Com cinco anos já é capaz de formar frases completas e falar corretamente.
Portanto, não espere! Ao menor sinal de dúvida agende uma avaliação com um profissional habilitado. Quanto mais rápido você procurar ajuda para o seu filho, melhor será o resultado!
Ficou com dúvidas? Gostou da matéria? Tem sugestões? Escreva nos comentários!
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