top of page

Serviços

A FaceFono Fonoaudiologia - Clinica Infantil Multidisciplinar,  realiza atendimentos especializados em fonoaudiologia e psicologia com foco na prevenção, avaliação e tratamento em crianças e adolescentes nas áreas de:

TEA (AUTISMO) E OUTROS TRANSTORNOS DE DESENVOLVIMENTO

O Transtorno do Espectro do Autismo – TEA - é definido por condições comportamentais caracterizadas por prejuízo no desenvolvimento de habilidades sociais, na comunicação, na cognição da criança e com o aparecimento dos sintomas nos primeiros anos de vida.

 

Você já deve ter ouvido que “cada autista é único”, isso se deve à complexidade e ao universo de problemas comportamentais e de desenvolvimento que podem estar presentes, além dos graus de autismo. Sendo assim, múltiplas possibilidades de intervenção são possíveis e necessárias buscando a melhoria dos sintomas e a qualidade de vida do portador de TEA e familiares/cuidadores.

MOTRICIDADE OROFACIAL

A atuação Fonoaudiológica nessa área diz respeito à promoção/prevenção da saúde no que se refere ao sistema miofuncional orofacial (musculatura) relacionado às funções de respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala abrangendo desde o bebê até o idoso.

 

Dificuldades na movimentação de lábios, língua e bochechas, alterações de mastigação, deglutição, respiração e fala, DTM (disfunção temporomandibular), ronco e apneia, indivíduos que fazem uso de aparelho ortodôntico podem se beneficiar desse tratamento.

Além disso, realiza-se o teste da linguinha, que é um exame que identifica a anquiloglossia, uma anomalia congênita que restringe os movimentos da língua. O teste deve ser realizado por um profissional de saúde qualificado, como um fonoaudiólogo, e é obrigatório por lei em todos os hospitais e maternidades do Brasil. 

FALA E LINGUAGEM

A Linguagem é o campo da Fonoaudiologia que trabalha com os aspectos que envolvem a comunicação oral e escrita. O seu desenvolvimento dá-se desde a infância até a idade adulta. Pessoas com problemas de comunicação (expressão e compreensão) podem ter dificuldades na sua integração social e profissional.

 

Entre os problemas que causam atraso na linguagem estão os auditivos, os neurológicos, os respiratórios, a ausência de estimulação adequada, o uso excessivo das telas (celular, tablets), entre outros.

 

O desenvolvimento da linguagem oral (fala) depende de vários fatores tais como saúde, audição, desenvolvimento neurológico e emocional, ambiente social e ainda que a criança seja inserida diariamente em contextos comunicativos. 

PSICOTERAPIA INFANTO-JUVENIL

O serviço de atendimento psicológico infantojuvenil oferece suporte especializado para crianças e adolescentes que enfrentam desafios emocionais, comportamentais e de desenvolvimento. Nossa missão é promover o bem-estar psicológico e auxiliar no crescimento saudável das crianças em um ambiente seguro e acolhedor. Realizam-se sessões individuais, incluindo avaliações detalhadas para identificar as dificuldades de cada paciente, utilizando instrumentos e técnicas apropriadas à faixa etária, proporcionando uma compreensão clara das necessidades da criança. Bem como, orientações às famílias, fornecendo estratégias práticas para lidar com comportamentos desafiadores e promover a saúde emocional em casa.

Em nossas abordagens psicoterapêuticas incluem-se a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) e Análise do Comportamento Aplicada (ABA), valorizando a individualidade de cada criança e adaptando as abordagens conforme suas necessidades específicas.

IMG_8326.jpg

FLUÊNCIA / DISFLUÊNCIA (GAGUEIRA)

A Fonoaudiologia atua na identificação de tipologias das disfluências típicas e atípicas para o diagnóstico e intervenção precoce em transtornos da fluência (Gagueira, Taquilalia e Taquifemia) tanto de crianças como em adultos.

A GAGUEIRA é um distúrbio da fluência de fala que tem como principais manifestações rupturas no fluxo da fala que são causadas por um distúrbio do processamento neuromotor da fala.

Já a TAQUIFEMIA se refere à velocidade de fala aumentada, com disfluências comuns excessivas, podendo apresentar alteração de linguagem, mas sem disfluências gagas e nem tensão física.

A TAQUILALIA se dá quando a velocidade de fala está muito aumentada mas sem excesso de disfluências comuns e nem alterações de linguagem. Não tem disfluências gagas e nem tensão física.

APRENDIZAGEM

A psicopedagogia é uma área que ajuda a identificar e tratar as dificuldades de aprendizagem de crianças e adolescentes, através de um processo multidisciplinar que envolve a análise do comportamento do aluno e a aplicação de conhecimentos de diversas áreas: Pedagogia, Psicanálise, Psicologia, Antropologia. 

O psicopedagogo pode:

  • Definir orientações didáticas e metodológicas 

  • Ajudar a desenvolver técnicas e métodos de ensino mais eficazes 

  • Intermediar e aconselhar tanto o aluno quanto o professor 

  • Identificar as dificuldades de aprendizagem do aluno 

  • Orientar o professor sobre como trabalhar com o aluno 

As dificuldades de aprendizagem não são apenas momentos de distração ou falhas, mas sim obstáculos que persistem e se manifestam de diversas formas, como na leitura, escrita, matemática ou na capacidade de se concentrar. 

Alguns dos distúrbios de aprendizagem mais frequentes são: Dislexia, Disortografia, Disgrafia, Discalculia. 

© FACEFONO Fonoaudiologia.  Todos os direitos reservados. Proibida cópia total ou parcial sem autorização.           AZ Publicidade

bottom of page